15 de outubro de 2018

Hey Brasil !

Tudo bem ? O post de hoje é um pouquinho diferente, vou dar 3 dicas preciosas para aqueles que vão fazer o tão esperado ENEM. Vamos falar um pouquinho da tão preciosa REDAÇÃO, sem querer fazer pressão mas estamos à exatos 21 dias da prova. E é lógico que precisamos colocar a mão na massa, afinal de contas quem não sonha com a nota 1000 ? Então vamos lá……

1 – Leia bastante

Parece meio óbvio, mas bagagem na hora de contextualizar ou na hora de usar um argumento de autoridade é muito importante. Então abuse da leitura, leia jornais, livros, citações filosóficas, sites de notícias confiáveis, estatísticas e principalmente sobre atualidades. Não esqueça que estamos em meio uma polarização absurda, e temas como política, xenofobia, homofobia, preconceito, racismo, preconceito linguístico, devem estar na ponta da língua.

2 – Fuja dos clichês

Cair no senso comum pode ser muito perigoso, e pode fazer você perder muitos pontos na competência 2. Aconselho que você use a  “Força de verdade”,  que seriam fatos sociais, exemplos, citações, dentre outros. Evite frases como:

  • Hoje em dia
  • No mundo de hoje
  • Desde épocas remotas
  • Desde os primórdios
  • Antes de mais nada

 

3 – Liste os principais conectivos

Na hora de treinar é muito importante que você tenha uma lista com os principais conectivos. Manter um texto coeso, estabelecer ligações e evitar repetições é muito importante. Você pode colocar na sua lista conectivos de adição, explicação, certeza, dentre outros. Eu poderia colocar aqui para você algumas listas, mas acredito que nessa reta final, se você pesquisar e criar sua lista ficará bem mais fácil de gravar. Mesmo assim coloquei para vocês uma pequena lista com conectivos de conclusão, que é extremamente importante para sua proposta de intervenção. Coloquei a imagem de um mapa mental que ajuda bastante. Se você tiver interesse em ver outros mapas sugiro que clique na imagem e você irá direto para o instagram da Marcela, que manda muito bem nos mapas mentais e tem um trabalho bem bacana.

 

Espero que tenham gostado da dica de hoje. E se você vai enfrentar o ENEM, desejo uma ótima prova.

Beijoooo e até a próxima !

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me sobre
avatar
wpDiscuz
Compartilhe:   Twitter    Facebook    Google +